terça-feira, 15 de março de 2011

Bolo Tarte de Maçã


Este foi o bolo que o meu filhote levou para a escolinha para festejar o seu aniversário com os amiguinhos.
Eu não queria que fosse um bolo daqueles de compra cheio de cremes e açucares porque eles ainda são muito pequeninos, mas também não queria que fosse um bolo sem graça e sem sabor.
Lembrei-me então de uma receita que a minha prima me deu há anos e que em tempos usei muito, é uma receita muito simples, mas ao mesmo tempo muito saborosa.
Originalmente foi criada como base de tarte, nos costumamos usar para tarte de maçã, mas penso que quem a "inventou" a usava para tarte de amendoa.
No bolo da foto eu dobrei a receita e bati as claras à parte para ficar mais "tipo bolo" e mais macio, mas a receita é boa das duas maneiras.

Ingredientes:

125g de açucar
125 g de farinha
125 g de manteiga
3 ovos
raspas de 1 limão

Juntam-se os ingredientes todos e batem-se com a batedeira até a massa estar homogenea, enfeita-se com frutas, eu costumo usar maça cortada em fatias ou ananás de lata.

Leva-se ao forno numa forma cerca de 25 minutos a 180º e já está.

Como disse é muito simples e facil .

As vezes faço esta receita em tabuleiro em vez de forma e corto aos quadradinhos.

Nenhum comentário: