domingo, 27 de março de 2011
Como conservar Potpourri
Quando tiverem um pot-pourri que achem que está com aspecto de velho e sem cheiro, experimentem lava-lo em água fria e deixa-lo secar.
Se for um bom pot-pourri o aspecto e o aroma vai renovar-se, por vezes o cheiro volta a ficar tão forte que durante um ou dois dias tenho de retira-lo da sala porque me incomoda.
Por incrível que possa parecer este que aparece na imagem já tem mais de 5 anos e estão lá algumas coisas que terão até mais tempo, quando quero mudo ou retiro decorações que mais tarde volto a colocar, mas nunca deito fora.
Experimentem :)
quarta-feira, 23 de março de 2011
Caldeirada de Bacalhau
Hoje está um dia de sol, mas ainda faz frio por isso achei que uma caldeirada de bacalhau ia saber muito bem.
Estava tão boa e cheirava tão bem que quando fui tirar a foto já o tacho ia a meio :)
Ingredientes para 4 pessoas:
800 gr. de bacalhau ( eu usei um saquinho de bacalhau congelado)
5/6 batatas médias
2 cebolas médias
1 pimento vermelho (quem gostar pode optar pelo verde ou pelos dois, eu usei o que tinha)
Um pouco de polpa de tomate, tomate de conserva, tomate congelado (o que tiverem na altura e gostarem mais)
Eu usei dois tomates congelados que ainda eram do verão passado e que foram apanhados na minha horta.
1 copo de vinho branco
1 dentes de alho
Corta-se as cebolas, o pimento e as batatas em rodelas, corta-se o bacalhau em pedaços se as postas estiverem estiverem inteiras, se comprarem aquelas embalagens de bacalhau para caldeirada não é preciso cortar
Coloca-se no tacho em camadas, primeiro a cebola (quando se coloca a cebola salpica-se com alho picado), depois o pimento, a batata, o bacalhau e volta-se a repetir acabando com uma nova camada de bacalhau, pelo meio vai-se espalhando bocadinhos de tomate ou de polpa de tomate e quem gostar pode colocar um pouco de colorau.
No fim rega-se com um fio de azeite, e deita-se um copo de vinho branco.
Coloca-se a cozer lume brando durante pelo menos 20 minutos, a meio da cozedura rectifica-se de sal se for preciso.
Já me aconteceu ficar pronta em 20 minutos como demorar 30 ou 40 minutos, depende do tipo de batata, se coze mais ou menos rápido e da qualidade do bacalhau.
Se virem ou tiverem receio que comece a pegar, não tentem virar com uma colher, correm o risco de ficar tudo em papa, para isso aconselho que agarrem o tacho com duas pegas e que com a tampa posta (mas assegurando que está presa) dêem pequenos saltinhos com o tacho para a comida dar a volta.
Outro truque é colocar no fundo do tacho ameijoas, ou berbigão porque além do sabor que vão dar à comida vai evitar que a comida se agarre ao fundo do tacho...este truque funciona em qualquer tipo de caldeirada.
Há receitas mais complicadas, mas garanto que esta apesar de ser simples, de ser tudo colocado ao mesmo tempo no tacho, fica mesmo muito boa, saborosa e enche a casa de aroma, além de ter a vantagem de não ser preciso ficarmos ao lado do fogão o tempo todo.
É uma receita que apesar de parecer complicada tem uma preparação rápida.
Bom apetite :)
terça-feira, 15 de março de 2011
Bolo Tarte de Maçã
Este foi o bolo que o meu filhote levou para a escolinha para festejar o seu aniversário com os amiguinhos.
Eu não queria que fosse um bolo daqueles de compra cheio de cremes e açucares porque eles ainda são muito pequeninos, mas também não queria que fosse um bolo sem graça e sem sabor.
Lembrei-me então de uma receita que a minha prima me deu há anos e que em tempos usei muito, é uma receita muito simples, mas ao mesmo tempo muito saborosa.
Originalmente foi criada como base de tarte, nos costumamos usar para tarte de maçã, mas penso que quem a "inventou" a usava para tarte de amendoa.
No bolo da foto eu dobrei a receita e bati as claras à parte para ficar mais "tipo bolo" e mais macio, mas a receita é boa das duas maneiras.
Ingredientes:
125g de açucar
125 g de farinha
125 g de manteiga
3 ovos
raspas de 1 limão
Juntam-se os ingredientes todos e batem-se com a batedeira até a massa estar homogenea, enfeita-se com frutas, eu costumo usar maça cortada em fatias ou ananás de lata.
Leva-se ao forno numa forma cerca de 25 minutos a 180º e já está.
Como disse é muito simples e facil .
As vezes faço esta receita em tabuleiro em vez de forma e corto aos quadradinhos.
sábado, 12 de março de 2011
Mão de vaca com dobrada e grão
Numa ida ao talho com o marido não conseguíamos chegar a acordo, um andava com vontade de comer mão de vaca com grão outro não tirava os olhos da dobrada, resolvemos então fazer mão de vaca com dobrada e grão e posso dizer que estava uma delicia :)
Ingredientes:
1/2 kg de dobrada
Algumas rodelas de chouriço de carne (usei um tipo alentejano caseiro)
2 cenouras médias
Grão (usei duas latas grandes de pré-cozido)
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
2 tomates médios (usei dos que colhi no final do verão e congelei)
4 colheres de polpa de tomate
1/2 cerveja ou o equivalente em vinho branco
Sal
A mão de vaca deve ser raspada e limpa de pelos, (pode-se recorrer ao bico do fogão para queimar os pelos e assim ser mais fácil remove-los) depois salga-se deixa-se ficar em salmoura pelo menos umas horas podendo mesmo ficar de véspera...antes de cozer a mão de vaca deve ser lavada para tirar o excesso de sal, reserva-se a água da cozedura.
A dobrada foi cozida juntamente com a carne de vaca, mas não ficou de salmoura.
Caso não se use grão já cozido deve-se cozer o grão com uma cebola, uma folha de louro, um dente de alho e uma pitada de sal.
Coze-se a mão de vaca e a dobrada colocando num tacho agua até cobrir a carne, uma cenoura, uma cebola pequena, e uma folha de louro, (pode-se usar a panela de pressão).
A carne e o grão podem-se ser cozidos no dia anterior, ou pelo menos devem estar prontos quando se inicia os preparativos finais.
Num tacho grande faz-se um refogado com as cebolas, o alho e o azeite, depois acrescenta-se a cenoura cortada em rodelas, podem usar cenouras cruas, mas há quem goste de cortar e usar as cenouras da cozedura da carne, se for o caso podem adiciona-las ao peparado mais tarde.
Refoga-se um pouco e adiciona-se a polpa de tomate e o chouriço às rodelas e vai-se adicionando um pouco de caldo de cozer as carnes.
Retiram-se os ossos à mão de vaca e corta-se em pedacinhos pequenos assim como a dobrada.
Junta-se a carne ao refogado e em seguida o grão (nesta altura podem adicionar também as cenouras da cozedura da carne caso as pretendam usar).
Acrescenta-se um pouco de água de cozer o grão e deixa-se ferver cerca de 15 minutos para apurar.
Está refeição deu para 8 pessoas, mas ainda sobrou bastante :)
Acompanhei com arroz branco.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Dobrar lençois com elastico
Eu evitava sempre lençóis com elástico porque era uma dor de cabeça dobra-los, ficavam sempre mal dobrados, ocupavam imenso espaço e era difícil arruma-los, parecia que tinham sido enrolados em vez de dobrados.
Há uns meses atrás vi uma publicação com um video semelhante a este que coloco aqui.
Como dobrar lençois com elastico
Como é possível ser tão simples dobrar um lençol e eu nunca ter percebido????
Acabou-se a greve ao lençol de elástico cá em casa e ainda faço um brilharete quando vou a casa de amigos e digo: Dá cá isso que eu ensino-te a dobrar :)
Há uns meses atrás vi uma publicação com um video semelhante a este que coloco aqui.
Como dobrar lençois com elastico
Como é possível ser tão simples dobrar um lençol e eu nunca ter percebido????
Acabou-se a greve ao lençol de elástico cá em casa e ainda faço um brilharete quando vou a casa de amigos e digo: Dá cá isso que eu ensino-te a dobrar :)
quarta-feira, 9 de março de 2011
Meias soltas
Se há coisa que me irrita são as meias soltas e perdidas no cesto da roupa lavada.
Quantas vezes perdi a paciencia e começei a enfia-las em sacos, até que um dia acabavam por ser substituidas e deitadas fora, o que ultimamente andava a acontecer com alguma, senão muita, frequência.
Ou então aqueles serões em que punhamos o saco a nossa frente e passavamos imenso tempo a tentar junta-las, isto numa casa em que quase só se usam meias pretas eram mesmo um pesadelo.
Até que tive a brilhante ideia (eu pelo menos acho que foi brilhante) de prender as meias com uma mola da roupa antes de entrarem no cesto da roupa suja.
Vão á maquina, são lavadas, estendidas a secar, por vezes vão á maquina de secar, vão para o cesto da roupa lavada e só lhes tiramos a mola quando é para dobrar e arrumar.
Ao principio a L.e a S. Gozavam com a minha ideia, mas o que é certo é que agora lá em casa não há meias soltas e nem imaginam o tempo que poupo só por não ter de andar a casar meias.
Agora as minhas amigas e familia já começaram a aderir á ideia :)
Assinar:
Postagens (Atom)